F1

Nesta sexta-feira (23), aos 80 anos, faleceu Wilson Fittipaldi, ex-piloto de Fórmula 1 e irmão de Emerson Fittipaldi. A CNN Brasil confirmou o falecimento por meio de uma fonte próxima à família.

Wilson estava internado em São Paulo há 60 dias. No dia 25 de dezembro do ano passado, o ex-piloto sofreu uma parada cardíaca após engasgar com um pedaço de carne durante a celebração de seu aniversário com a família.

Durante o incidente doméstico, Wilson Fittipaldi ficou sem pulsação por 10 a 12 minutos e, ao ser levado ao hospital, precisou ser intubado na UTI de uma unidade da Prevent Sênior, na capital paulista. Em 16 de janeiro, ele deixou a UTI e foi transferido para um quarto.

Um dos grandes nomes do automobilismo brasileiro, Wilson Fittipaldi Jr. disputou 38 corridas na Fórmula 1. Ele competiu na principal categoria do automobilismo mundial nos anos de 1972, 1973 e 1975 pela Brabham e pela Copersucar, que foi a única equipe brasileira na história da F1, fundada em conjunto com seu irmão Emerson, bicampeão mundial da modalidade.

A Confederação Brasileira de Automobilismo emitiu uma nota lamentando a morte do ex-piloto.

“É com imensa dor que a Confederação Brasileira de Automobilismo registra o falecimento de Wilson Fittipaldi Jr., nesta sexta-feira, 23, na cidade de São Paulo, após 60 dias de internação. Aos 80 anos, Wilsinho se foi de forma serena e envolto por todo o amor que fez por merecer ao longo de sua vida”, diz a CBA.

“A CBA rende homenagens não apenas ao ex-piloto Wilson Fittipaldi Jr., mas a este legítimo patrimônio do Automobilismo Brasileiro. Reuniu talento, visão de futuro e ousadia para levar o nome do Brasil a um patamar jamais imaginado. Num projeto que, certamente, estava à frente do seu tempo, capitaneou o surgimento da primeira equipe brasileira de Fórmula 1.”