O empresário, que cuida da carreira do jogador desde os 13 anos, destacou a importância da orientação da família, que esteve envolvida na construção da trajetória do atleta desde o início.

“Temos uma relação muito próxima com a família. Em determinado momento, ele teve que morar com os tios porque São Gonçalo era muito longe de Vargem Grande, onde fica o Ninho do Urubu. Houve um processo de mentoria, de orientação, mas também um grande mérito de compreensão por parte da família dele e, posteriormente, dele próprio. Ele soube o que queria, conseguiu identificar os exemplos que foram dados a ele”, disse Frederico Pena.

Início da trajetória
Vinicius Junior foi revelado pelas categorias de base do Flamengo e estreou no time profissional aos 16 anos. No mesmo ano, em 2017, sua transferência para o Real Madrid foi oficializada, por um valor de US$ 45 milhões (aproximadamente R$ 164 milhões).

Em uma pesquisa realizada no início deste ano pelo CIES Football Observatory, Vini Jr. ocupa a terceira posição no ranking dos 100 jogadores mais valiosos do futebol mundial, ficando atrás apenas de Haaland, do Manchester City, e do meio-campista inglês Jude Bellingham, colega de Vini no Real Madrid.

“Quando se tem um jogador muito diferenciado, é preciso ter uma estrutura enorme só para ele. São poucos os jogadores que chegarão a esse nível, mas nós precisamos ser os primeiros a montar essa estrutura para ele”, comentou Pena.

Legado fora de campo
Em 2023, Vinicius Junior recebeu o Prêmio Sócrates na cerimônia de entrega da Bola de Ouro por seu trabalho realizado no Instituto Vini Jr., um projeto social criado por ele em 2020.

O instituto tem como objetivo, em parceria com escolas públicas, inovar o processo de ensino para crianças e jovens. Além disso, oferece capacitação para professores focada em práticas pedagógicas antirracistas.

O jogador também foi nomeado Embaixador da Boa Vontade pela UNESCO. Antes de Vini Jr., apenas Pelé havia recebido essa nomeação da organização.

“Vinicius hoje alcançou um status tão grande que ele é praticamente uma empresa. Ele tem uma estrutura ao seu redor, chamada Vinicius Junior S/A, que inclui um CEO, um CFO, responsáveis pela administração dele e pela gestão de compromissos comerciais com os inúmeros parceiros, além de uma série de patrocinadores. Eles também gerenciam o instituto dele e suas atividades sociais. Ele chegou a um nível em que realmente é quase como a Roc Nation”, concluiu o empresário.