Turim, Itália – A alteração tática implementada pelo treinador Darren Cahill continua a atrair olhares. Jannik Sinner disparou 22 winners em sua vitória por duplo 6/4 na estreia do ATP Finals contra o grego Stefanos Tsitsipas, o campeão de 2019, e abriu a possibilidade de se tornar o primeiro italiano a avançar para a semifinal desta competição.
“Estava animado para entrar em quadra e inaugurar o Finals, isso é muito, muito especial”, afirmou o número 4 do mundo, que já havia participado de dois jogos no torneio de 2021, mas como reserva, com chances mínimas de avançar à semifinal. “Sabia que não seria um jogo fácil, mas acho que administrei isso muito bem. Tentei manter a agressividade e estou satisfeito com minha performance. É ótimo começar com uma vitória, e espero manter a intensidade.”
Na terça-feira, Sinner enfrentará Novak Djokovic que venceu Holger Rune por 2-1. Mesmo em caso de derrota, ele ainda terá chances de avançar para a fase eliminatória do tradicional torneio que encerra a temporada masculina. Daí a importância de iniciar o Finals de maneira positiva.
O italiano perdeu todos os três encontros que teve com Djokovic e os dois enfrentamentos contra Rune, tornando sua missão em Turim um desafio genuíno. Ao entrar em quadra neste domingo, já carregava um retrospecto desfavorável de 3 a 5 diante de Stefanos Tsitsipas.
“Esta é definitivamente uma semana especial. Jogamos com o teto fechado, o que gera mais barulho, tanto no impacto com a bola quanto na reação do público. Jogar diante de toda a torcida proporciona uma sensação diferente. Quero manter a felicidade em quadra, mas também permanecer muito focado.” Além de Sinner, o único outro italiano a vencer uma partida no Finals foi Matteo Berrettini, em 2019.