Turim (Itália) – Após ser derrotado na semifinal do ATP Finals, Daniil Medvedev elogiou o desempenho excepcional de Jannik Sinner no confronto deste sábado em Turim. O russo acredita firmemente que o jovem italiano, o único jogador ainda invicto entre os oito melhores do torneio deste ano, se tornará um futuro número 1 do mundo e conquistará títulos de Grand Slam.
“Fiquei muito impressionado, para ser sincero. Ele comete poucos erros, se movimenta muito bem. Se você oferecer uma bola fácil para ele, vai permitir que ele controle o ponto e domine a quadra. Seu serviço melhorou consideravelmente e seus voleios são muito bons”, avaliou Medvedev após a derrota por 6/3, 6/7 (4-7) e 6/1.
“Acredito que se ele continuar jogando desse jeito, como tem feito nas últimas semanas, ele será um campeão de Grand Slam e alcançará o topo do ranking. Aí se trata de quantas semanas, quantos Slams, coisas desse tipo… A questão é o quão consistentemente ele vai manter esse nível. O tênis é assim. Mas no momento, ele está em um nível muito alto e não há muito mais a acrescentar”, acrescentou o russo, que sofreu a terceira derrota para Sinner este ano, repetindo as finais de Pequim e Viena. Mesmo assim, Medvedev lidera o confronto direto por 6 a 3.
Especialista em quadras duras, Medvedev conquistou cinco títulos na temporada, quatro deles em sua superfície favorita, em Roterdã, Doha, Dubai e Miami. O russo, de 27 anos e atual número 3 do mundo, também foi campeão no saibro de Roma. Ao longo do ano, acumulou 66 vitórias e 18 derrotas, além de ser finalista do US Open.
“Foi uma temporada excelente. Tive altos e baixos, com certeza. O auge foi no início da temporada. Antes de Roterdã, saí do Top 10 e estava me sentindo terrível, não conseguia acertar uma bola na quadra. Depois disso, tudo melhorou. Títulos, finais e afins. No geral, estou feliz com o que alcancei nesta temporada. Vou tentar aprender com isso e buscar mais na próxima temporada, porque Sinner, Alcaraz e Novak estão jogando cada vez melhor. Se você quiser permanecer no topo, precisa continuar melhorando sem parar”.
Pensando em 2024, Medvedev planeja uma pré-temporada mais longa para voltar apenas no Australian Open. “Para ser honesto, não tirei férias há alguns anos. Houve a Copa Davis uma vez. No ano passado, tivemos um bebê pequeno. Provavelmente, só jogarei o Aberto da Austrália. Vou tentar ter mais férias do que o normal e mais tempo na pré-temporada. Começar com um Grand Slam imediatamente será algo novo para mim”.