Críticas à FIFA e UEFA por “abuso de poder”

Nesta quinta-feira, o Tribunal de Justiça da UE decidiu a favor da Superliga, que agora pode ser “ressuscitada” após o conflito com a FIFA e a UEFA desde seu lançamento em abril de 2021. O Tribunal de Justiça da UE acusou a FIFA e a UEFA de “abuso de poder” em um comunicado.

Na mesma nota, também está escrito que as regras da FIFA e da UEFA, que submetem qualquer projeto de nova competição de clubes de futebol a uma autorização prévia, como a Superliga, e que proíbem os clubes e os jogadores de participar nessas competições, sob pena de sanções, são consideradas ilegais.

Após a decisão, o CEO da Superliga, Bernd Reichart, comentou: Agora temos an oportunidade de competir. O domínio da UEFA terminou. O futebol é jogado sem custo. Os clubes agora não serão mais ameaçados ou punidos e terão a liberdade de escolher seu próprio destino. Todos os jogos da Superliga serão transmitidos gratuitamente para os adeptos. Para os clubes: receitas garantidas e pagamentos de solidariedade.

A Superliga foi iniciada por doze clubes europeus: Milan, Inter, Juventus, Arsenal, Liverpool, Chelsea, Manchester City, Manchester United, Tottenham, Atlético Madrid, Barcelona e Real Madrid.