Com a Eurocopa se aproximando, Portugal entra na reta final de preparação com um amistoso contra a Suécia nesta quinta-feira (21), às 16h45 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

Na convocação, o técnico Roberto Martínez levou dois brasileiros naturalizados portugueses. Por pouco, porém, esse número não foi maior, já que Dorival Júnior foi “mais rápido” para convocar Galeno para a seleção brasileira.

Assim como outros nomes no século XXI, o atacante do Porto entrou na mira da seleção portuguesa, mas deixou seu sonho de vestir a Amarelinha falar mais alto.

“Não vou mudar minha opinião. Sempre foi meu sonho desde criança representar meu Brasil. Foi o que conversei com o professor (Dorival). Antes mesmo dele me ligar, eu já tinha essa visão de representar o meu Brasil e não vou mudar”, disse em coletiva na última quarta-feira (20).

“Vou dar meu máximo para representar essa camisa e pode ter certeza que serei mais um para ajudar a conquistar muitas coisas aqui na seleção. Estarei aqui para representar meu país e podem ter certeza que vou dar meu máximo”, completou.

Os brasileiros que optaram por Portugal não são necessariamente uma novidade. Afinal, nos últimos anos, virou costume a seleção europeia contar com nomes do Brasil. A começar por Deco.

Também brilhando com a camisa do Porto, o meio-campista foi chamado por Felipão em 2003 para defender a seleção europeia. Anos depois, admitiu que poderia também ter feito sucesso pela Canarinho.

“Com a minha carreira, a coisa mais normal seria ter jogado pelo Brasil. Há jogadores que não fizeram metade que já fiz e vestiram aquela camisa. Jogar na seleção brasileira seria a coisa mais fácil e natural para quem ganhou tudo no Porto, foi titular indiscutível no Barcelona durante quatro anos. A minha carreira fala por mim. Aliás, quando me decidi por Portugal, em 2003, o Brasil não tinha jogadores com as minhas características”, afirmou ao jornal A Bola em 2010.

Figurinha carimbada até hoje (e presente na lista para a data Fifa de março), Pepe também foi chamado para defender as cores de Portugal após sucesso com a camisa portista. Assim como Deco, foi convocado por Felipão, que apostou nele pela primeira vez em 2007.

O nome mais recente foi Matheus Nunes. Em 2021, depois de negar convocação de Tite, o então meia do Sporting optou por Portugal. Em entrevista ao site UOL, no mesmo ano, explicou a escolha.

“Me sinto tanto brasileiro, como português. Metade, metade. Apesar de as minhas raízes todas serem do Brasil, cheguei aqui já com uma idade boa, não era tão criança. Gosto muito dos dois países, mas, sendo honesto, prefiro viver aqui em Portugal mesmo”, revelou.

O jogador do Manchester City é apenas um nessa extensa lista, que ainda pode receber novos jogadores com o passar dos anos. Resta aguardar para ver os próximos capítulos da “rivalidade” fora de campo.